Dia 03 de Maio de 2010

De Pamplona a Puente de La Reina

NOSSAS ORAÇÕES DE HOJE FORAM

PRINCIPALMENTE PARA

5° Dia

São tantas emoções, tanta coisa nova, que muito se perde no que vamos relatar.

É importante dizer todas as emoções, todos os sentimentos que nos envolvem pelo caminho. A presença constante de Deus e o espírito de fé que nos envolve não é só nosso. Percebe-se isto em cada peregrino que nos passa ou que ultrapassamos pelo caminho.

É um espírito tão forte de fé e esperança que nos emocionamos com tudo. Cada dia dormimos menos, e percebemos hoje que a expectativa de amanha é a razão.

O que vamos ver, o que vamos encontrar pelo caminho, a quem dedicaremos nossas orações?

Uma coisa nós já sabemos: Todo o caminho é marcado pelas setas amarelas e conchas de vieiras. Em todos os locais que tivemos dúvidas, sempre havia uma sinalização que nos dava orientação. Houve uma encruzilhada de duas trilhas que não havia setas amarelas nem conchas de vieira. Começamos a ficar nos perguntando para que lado iríamos, quando vimos uma seta riscada no barro que nos mostrou a direção correta. Isto nos impressionou muito...

Saímos às 7:45 h de Pamplona. Muito frio, vento, neblina, trilhas, mas nada que nos tirasse a motivação. Durante mais ou menos uma hora atravessamos alinda cidade com seus jardins super floridos, ruas limpas e organizadas. De desde a Universidade de Navarra à saída da cidade, até mais ou menos uns 12Km caminhamos em trilhas dentro de campos de trigo de um e outro lado. Belíssimo! Não existe espaço sem plantio. Fomos subindo, subindo, trilha após trilha, ora de pedras, ora de barro, bastante difíceis e perigosas. Subimos a uma grande altitude até os geradores eólicos de eletricidade, sobre o pico do Alto do Perdón, onde se imagina todos paguem seus pecados. Subimos ao pico do Perdão fazendo um exame de consciência esperando o perdão de nossas faltas.

Em seguida veio a descida, uns 3 Km de descida brusca em pedras roladas, trilhas, escadas, escorregões e mais trigais.

Chegamos a Puente de la Reina após os 23 Km, às 13:30h, cansados, mas felizes e realizados.

Segue um resumo das nossas dores:

1º dia a mao que mais segura o bastão e uma unha quase solta no pé da Socorro

2º dia dor nas costas provocado pela mochila e os dedos dos pés devido às grandes decidas no barro em pedras.

3º dia dor nas costas

Aline, Henrique, Thais, Luana, Lucca, Aída, Luiz, Pablo, Grupo Lilás e todos os familiares, especialmente para o Vinícius, que fará um exame muito importante por estes dias; Wanda (mamãe), Lourdes; A mãe e a avó do Luiz, de quem sempre lembramos quando vemos as ovelhas no campo; Claudio e família, Katia e família, e pela alma da Ana Maria.