
Dia 26 de Maio de 2010
De Portomarín a Palas del Rey
Distância: 25,62Km
Distância até hoje: 739,61Km
Tempo :6:26h
Peregrinação
SANTIAGO DE COMPOSTELA
NOSSAS ORAÇÕES DE HOJE FORAM
PRINCIPALMENTE PARA
28° Dia





























Aline, Henrique, Thais, Luana, Lucca, Aída, Luiz, Pablo, pelas famílias do ECC da Boa Viagem, Grupo Lilás, Inês, turma das aposentadas, Rodrigo e Daniela, Aparecida e Áureo, Daniel e Gilda, Miguel, Consuelo e filhos, Jacyra e família, Dudu e Daniel Oliveira que estão de partida para a África do Sul, Edmea e família e Ângela e família


Desde o século IX peregrina-se a Santiago de Compostela, sem interrupção. Pisamos com emoção, o Caminho que milhares já pisaram. Santiago foi discípulo de Cristo. Apos a Ressurreição e Pentecostes, o Apostolo foi catequizar na Galícia. Ser ter tido muito sucesso retornou a Jerusalém, sendo preso e decapitado por ordem de Herodes Agripa, que não quis as partes de seu corpo. Santiago foi o primeiro mártir da Cristandade.
Diz a historia que dois discípulos seus roubaram as partes de seu corpo morto. Quando procuravam um local para enterrá-lo viram a beira de um lago dois anjos em um barco, convidando-os a subir. Conduzidos pelos Anjos, remaram muito tempo ate chegar à costa, no longínquo Reino das Astúrias. O barco seguiu por um Rio ate chegar ao local onde o enterraram. Durante séculos se sabia que o Apostolo teria sido enterrado na Galícia, mas não se tinha ideia do local. Nos primeiros anos do século IX, um eremita, guiado por um conjunto de estrelas que desciam do céu, encontrou um tumulo que o Bispo Teodomiro identificou como o do Apostolo Santiago. Após esta identificação, uma grande quantidade de pessoas começou a visitar o local, alcançando inúmeras graças. Em função disto o Bispo mandou construir um templo de barro e pedra sobre a tumba. Mais tarde deu-se inicio a construção da Catedral, que levou séculos, devido ao tamanho e a grande quantidade de intervenções ocorridas. A cidade cresceu em torno da igreja, que recebeu o nome de Compostela, devido à constelação de estrelas que indicou o local da tumba. Compostela e originado de Campo de estrelas. Os prodígios e milagres cresceram desde aquela época. A peregrinação nunca foi interrompida e a cada ano em que o dia 25 de julho, dia em que o apostolo teria sido martirizado, cai em um domingo, a peregrinação é muito maior, como este ano de 2010, quando são esperados mais de 200 mil peregrinos fazendo o Caminho (a quantidade total de visitas ao santuário é muito, muito maior, considerando as excursões de ônibus, avião e trem que chegam diariamente a Santiago de Compostela).
Durante a ocupação moura na península ibérica, a proteção e ação de Santiago foi considerada fundamental para a retomada daquela região pelos cristãos. Crê-se na ação direta do Apostolo em batalhas, onde os ibéricos estavam em enorme desvantagem numérica e conseguiram a vitoria. A vitoria foi conseguida graças a um cavaleiro montado em um cavalo branco (Santiago, o Matamouros). Em função disto, Santiago é o Padroeiro (Patrón) da Espanha, e em todos os lugares onde os espanhóis colonizaram, existe uma cidade chamada Santiago. Algumas capitais (Santiago do Chile) outras cidades importantes (Santiago de Cuba) e outras não tão conhecidas.
São vários os caminhos que levam as pessoas. O mais famoso e longo é o que estamos fazendo: do norte da Franca (S. Jean Pied de Port) a Santiago de Compostela. Somente é Peregrino quem vai a Santiago. Quem vai a Roma e Romeiro e quem vai a Jerusalém e Palmeiro.
O Caminho de Santiago foi declarado Conjunto Histórico e Artístico em 1962 e a cidade de Santiago foi pela UNESCO declarada Patrimônio da Humanidade em 1985.
As emoções são fortes, a fé inabalável e o esforço grandioso. O Caminho faz o peregrino viver intensamente sua dimensão emocional.
Saímos em direção a Palas del Rei saindo por uma enorme ponte (para pedestres), sobre a barragem, e logo em seguida iniciamos uma forte subida debaixo de chuva (o tempo todo da viagem) em um caminho de pedras por entre bosques, muitas arvores, por durante mais de 11 km. Barro, trilhas, túneis de arvores, rio de lama e pedras enormes que nem sabíamos onde pisar. Passamos por Ganzar, Castromayor (sempre subindo muito). Paramos para tirar a mochila e alongar em todos os lugares possíveis. Estávamos novamente exaustos. Chegamos a Palas del Rei por um caminho cheio de arvores e, quase que subitamente, entramos na cidade: foi um alivio. Lá encontramos com uma holandêsa que no dia anterior (no meio do caminho) quando Edson lhe disse que tinha também origem holandesa, havia feito o maior escândalo (até tiramos fotos). Ela deve ter mais de 70 anos e caminha sozinha desde o dia 21 de abril, tendo saído da Franca, como nós. Aliás, nas cidades que pernoitamos, sempre encontramos com as pessoas que nos relacionamos no Caminho. E, nos supermercados, especialmente os Brasileiros. Quando Edson no cybercafé sentou para usar o computador, encontrou um passaporte canadense esquecido, com 100 Euros em seu interior. Levamos para o dono do bar para ser devolvido ao dono quando o mesmo o procurasse.
Fomos a Igreja de Santo Tirso (sec. XII) onde estavam vários objetos esquecidos. Nesta igreja estava sendo rezada a novena de N. S. Do Perpetuo Socorro. Somente nesse dia, 450 peregrinos haviam passados por lá e carimbado suas credenciais (a credencial e como o passaporte do peregrino. É retirado nas associações de Amigos do Caminho de Santiago , contem seus dados pessoais e locais para se carimbar em todas as cidades e pueblos por onde se passa, como forma de comprovação da realização do Caminho pelo percurso declarado na própria credencial).