top of page

Dia 18 de Maio de 2010

De León a Villadangos del Paramo

Distância: 19,2 Km

Distância até hoje. 507,54km

Tempo gasto: 4:51h

Peregrinação

SANTIAGO DE COMPOSTELA

NOSSAS ORAÇÕES DE HOJE FORAM

PRINCIPALMENTE PARA

20° Dia

Aline, Henrique, Thais, Luana, Lucca, Aída, Luiz, Pablo, Inês, Lourdes, Guaracy, Izabel, Julia, Guido, Wanderley e família, Wanda (mamãe), Hallak, Valadão e Joana e família, Ricardo, Neide e Gabriel, Edméa e família, Tia Luci e família, Tia Nenzinha e família, Tio Bandinho e família, Heloísa, Dr. Inácio e família, Maria José Marinho e família, Wilma e família, Oliveira e Miriam e família, Salma e família, Jacira e família, Consuelo, Miguel e família, Regina e Rômulo e família, Marco Antônio, Aline e Felipe, Timóteo e Gabizinha e família, Glória e família, Clara e família, Graca e família, Beth e família, Luiza Mayrink e família, Iosilda, José Antonio e família, pelas almas de Philomena(mamãe), Juca (papai), Rita, Oscarlino, João, José Maria, Sílvia, Emilson, Ricardo, Fabio Marcal, Tia Cristina, Celso (papai) Jacyra, Cecy, Iracema, Cícero, Romeu, Anita, Bandeco, Aparecida Barbosa, Mary Guimaraes, Arminda, Ana Maria Afonso, Ana Maria, Serginho, Renatinho, Terezinha, Monteiro, Tia Pedra, Tia Nininha, Tio Joaquim, Tia Rita.

Andamos 8Km na área urbana da região metropolitana de León, lentamente, pois tudo era tão lindo que paramos várias vezes para fotografar. As dores nas costas apareceram cedo, o que nos obrigava a parar a cada 3Km para fazer alongamento.

O Caminho foi seguindo numa estrada de pedras e barro seco, ao lado da estrada N120.

Em S. Miguel del Camino encontramos, na porta de uma casa, um lanche caprichosamente preparado por um morador e peregrino. Tudo em uma mesa em frente a sua casa. Havia biscoitos, amendoim, sementes de abóbora e girassol, e um livro onde quem passava deixava os seus dados e uma mensagem. Ele faz isto desde 2008 e já tem diversos livros de registo (muito grandes, por sinal) completos. Seu nome é Agapìto Trigal, e possui até estampa (carimbo com um selo). Lá também uma indicação de água potável a 200m, onde aproveitamos e enchemos nossas garrafas. Havia sobre a mesa do Agapito a seguinte frase:Yo no vivo del Camino, Yo vivo para el Camino.

Desde a saída de León que nos surpreendemos com jovens que fazem o Caminho com os seus peros (cães) devidamente ornados com várias vieiras e cabacinhas.

Daqui a algum tempo este trecho ficará mais agradável, pois uma grande quantidade de árvores foi plantada recentemente ao longo do Caminho.

Nosso hotel foi de estrada, há 1,5Km de Villadangos Del Paramo, que só iremos conhecer amanhã na saída para Astorga.

Fizemos hoje no hotel a 3º e a 4º estações da Via Sacra.

Praticamente não foi possível acessar a internet, apesar do hotel ser novo e dispor de 2 computadores, porém ambos velhos, desatualizados e lentos. Quando usamos os locutórios (local público de telefonia e internet) gastamos bastante pois, em geral, se cobra 1 Euro para cada 15 a 30 minutos, dependendo do local. Em geral gastamos de 2 a 3 horas para atualizar o site, principalmente porque estamos sempre atrasados.

bottom of page