top of page

Dia 11 de Maio de 2010

De San Juan de Ortega a Burgos

Distância: 27,72Km

Distância até hoje: 301,14Km

Tempo gasto: 6:44h

temperatura ao sair: 5ºC

13° Dia

Peregrinação

SANTIAGO DE COMPOSTELA

NOSSAS ORAÇÕES DE HOJE FORAM

PRINCIPALMENTE PARA

Aline, Henrique, Thais, Luana, Lucca, Aída, Luiz, Pablo, Wanda (mamãe), Marcos e família (especialmente nossa afilhada Lívia), almas mais necessitadas, pela igreja, pelo papa, pelo Rodrigo Oliveira, pelo Márcio Lacerda, Regina e família, pela ChallengeIT e seu pessoal (Márcio, Juliana Thiago e Yvana, sem esquecer do Arthur), pelas colegas (da Socorro) da musculação e da localizada do MTC, pelos amigos dos nossos filhos: Thais (Inês, Silvia, Luiza, Kika, Renata, Pam, Laurinha e família (bom parto), Dani, Fê, Flavinha, Paty, Gordinho, Deborah, Cláudia, Gabi, Marcela, Ricardo, Markão e família, Cínthia, Felipe, Raquel, Bretas, Ana, Rafael, Cristiano, Marcela, Lulu, Giovane, Andrea, Baiano, Juliana, Maria, Dudu, Hilário, Henrique, Luisa, Antonio, Ronan, Mariana, Tomas, Ramirinho ) Henrique (Fabio, Andréa, Victor, Daniel, Fernanda e filhos, Leandro e família) Aline (Ivana, Luciana, Mariana, Lizandra)

O caminho de Santiago não é solitário, caminha-se com Deus.

Hoje saímos bem mais cedo, pois acordamos às 4 horas. Estamos com um frio de 5ºC e talvez isto esteja interferindo.

Às 6:32h estávamos já no caminho. O dia estava escuro e não havia alma viva no local. Embrenhamos na mesma floresta do dia anterior, até chegarmos a Agés, um pueblo a 4K m de distancia. Somente quando chegamos a Agés encontramos os primeiros peregrinos neste dia, peregrinos estes que haviam dormido neste pueblo, por não terem conseguido vaga em S. J. De Ortega. De lá seguimos por uma estrada asfaltada até Atapuerca, um importante sitio arqueológico, onde finalmente tomamos o nosso desayuno (6,5Km).

Penetramos, então, em um caminho ao lado de uma fazenda que tinha um enorme rebanho de ovelhas, lindas, com dezenas ou centenas de cabeças. Daí começamos uma subida bastante perigosa. A subida levou aproximadamente uns 3Km . Esse trecho nos lembrou muito a Serra do Cipó. Chegamos a aproximadamente 1.200m de altitude. Começamos a descer , também um piso de pedra, por um largo caminho, passando por vários pueblos, sentindo bastante frio. Não choveu, e ventou pouco, mas fez tanto frio que este foi o dia em que menos suamos. Nos outros dias, quando chegávamos ao hotel, as roupas que usávamos abaixo da roupa impermeável, dava para torcer de tao molhada.

Depois fizemos um longo percurso atrás do aeroporto de Burgos, um percurso isolado, sem cenários bonitos, e muito cansativo. Atravessamos a carretera e tomamos a beira do Rio Arlazón por uns 6Km, passando por um lindo parque onde uma enorme quantidade de pessoas (a maioria idosos) fazia caminhada.

Burgos é uma cidade linda, muito desenvolvida, com uma enorme quantidade de construções históricas e maravilhosas, a começar por sua catedral gótica de Santa Maria, que é classificada como patrimônio da humanidade. É difícil contar o número de torres que a catedral possui, e o seu interior é deslumbrante. Quem bate o relógio das horas é o famoso papamoscas, um boneco em forma de homem que abre a boca quando bate o sino. Assistimos a missa às 19:30h e recebemos uma benção especial para os peregrinos.

Burgos é um marco no caminho. Nasceu em 884 e em 1035 era a capital do reino de Castilla. Hoje é a cidade mais importante do castelhano.

Ao final da jornada estávamos muito cansados, com dores nas costas e muito stress físico. Foi um dia muito duro.

Dia 11 de Maio de 2010

De San Juan de Ortega a Burgos

Distância: 27,72Km

Distância até hoje: 301,14Km

Tempo gasto: 6:44h

temperatura ao sair: 5ºC

13° Dia

bottom of page