top of page

Peregrinação

Dia 24 de Maio de 2010

De Liñares a Sarria (3Km antes)

Distância: 33,84Km

Distância até hoje: 685,45Km

Tempo gasto: 8:55h

SANTIAGO DE COMPOSTELA

NOSSAS ORAÇÕES DE HOJE FORAM

PRINCIPALMENTE PARA

26° Dia

Aline, Henrique, Thais, Luana, Lucca, Aída, Luiz, Pablo e: Jupyra, Inês, Vinicius, Grupo Lilás, Lourdes e família (de modo especial pela Guaracy), Aparecida e família, Dorinha, Maria Jose, Lico e família, vizinhos de Conceição e da Av. Brasil, por todos os peregrinos, Padre Junior, Padre Jesus, Irmão Marcelo, Padre Tiãozinho (nosso formador e amigo) Ilídio, Soraya e Pedro Henrique, Geraldo e família, Enésio, Virginia, Lorena e Babi, Ivan, Bia e Guilherme e por todos os que participaram conosco da formação para o Crisma na Igreja da Boa Viagem.

Algumas coisas nos chamam a atenção nessa peregrinação e merecem ser relatadas. O fumo, o celular, o silêncio e a gentileza.

O europeu, e o espanhol, particularmente, fuma muito nos bares, pois em todos eles se lê que o fumo mata, mas é permitido naquele local. Entretanto no Caminho é muito difícil ver alguém fumando. Nas áreas de descanso que existem ao longo do Caminho percebemos que, discretamente, as pessoas o fazem, mas caminhando não vemos.

Mesmo nas grandes cidades é muito pequena a quantidade de pessoas falando ao celular, e no Caminho é raríssimo.

Silêncio e gentileza andam juntos. Mesmo famílias ou grupos falam baixo (quando o fazem) em respeito a quem deseja ficar consigo mesmo. Quando ultrapassamos alguém ou somo ultrapassados, ate por ciclistas, que são muitos, sempre se ouve buen camino. O Caminho e feito do silencio. Apos ás 21, 22 horas ele ainda é bem maior. Todos se recolhem, mesmo sendo dia claro, pois a noite chega apos às 22 horas. Dorme-se bem e com silêncio total, em geral.

Levantamos às 5 horas, tomamos café no quarto e ás 06h30h saímos. Estávamos próximos ao Caminho e tão logo atravessamos a autovia pegamos uma estrada de terra com uma forte subida; de 1.222m, em Liñares, chegamos a 1.355m no Alto do Poyo, depois de passarmos no Alto de Penedo, onde existe um monumento ao Peregrino. Chegamos ofegantes, suados e bem cansados, já as 07h30h da manhã, sem sol. Paramos para os procedimentos habituais (tirar a mochila, alongar, banheiro, café com leite) e continuamos numa trilha de pedras com fortes subidas e descidas em um lindo panorama: muito verde, flores e túneis de arvores até o Km 9, Fonfria, um povoado de casas rurais, muito interessante. Aliás, o rural nos acompanhou ate o final de nosso percurso com interessantes fazendas, uma depois da outra, o caminho cheio de estrume e o barulho de gado. O calor já era forte. Passamos por Viduelo quando fomos abordados por uma senhora fazendeira que nos ofereceu panquecas com açúcar e depois, nos pediu 1 Euro como contribuição: Primeira vez...

Triacastella não chegava nunca. Descíamos trilhas tortuosas que serpenteavam morros e vales, e quando achávamos que iríamos descer, nova subida. Depois descemos muitíssimo: de 1190m de Viduelo fomos para 665m em Triacastella, subimos de novo em uma trilha em escada de pedras roladas com barro, ate Alto do Riocabo, mais de 900m. Descemos novamente, subimos até descermos, finalmente, ao destino deste trecho, a 453m. A descida foi longa, perigosa e cansativa, embora túneis de arvores, muito verdes, nos propiciassem sombra e alento.

Ficamos em um Albergue, a 3 km de Sárria, muito bem cuidado, e cheio de hospedes alemães. Boa acolhida, jantar comunitário vegetariano (tudo da horta), o que adoramos. Vinho muito bom e um agradável vizinho de mesa, espanhol de Santander. Fomos dormir cedo, pois todos se recolheram às 9h e o silencio imperava. Todos saíram cedo. O café da manhã seria feito no salão, em máquina de autos serviço, onde existe de tudo: café, café com leite (forte, médio e fraco), chocolate (com mais ou menos chocolate), biscoitos, manteiga e geleia, torta de macas, chips, pão, biscoito, refrigerantes, sucos. Super pratico e simplifica nossas saídas nas madrugadas, pois em geral tudo esta cerrado .

Quanta saudade da família!

bottom of page